sexta-feira, 26 de abril de 2013

o preâmbulo da vida



Todas as vezes que converso com um idoso, constato a mesma sentença. Sentença essa que deveria estar no preâmbulo da magna carta da vida, se ela existisse. Toda vez que converso com senhores e senhoras, constato: a vida é o que você faz dela. 

Logo que cheguei em SP, conheci três ateus que tentaram de todo o jeito me convencer de que ferrar com a própria vida é o melhor que algumas pessoas podem fazer. 

Seja por consequência da minha criação positivista que me fez acreditar na existência do mérito próprio - na crença de que tudo o que conseguimos é resultado principalmente de nosso próprio esforço -, acredito que sempre é possível melhorar. Na época, o assunto que levou à discussão foi a minha surpresa diante de tantos moradores de rua em São Paulo. Segundo entendidos, levados às ruas principalmente por causa do alcoolismo. Entregar-se à bebida como fuga do que quer que seja foi o melhor que eles puderam dar de si, segundo os ateus. 

Friso o aspecto religioso porque eles deixaram clara a crença de que tudo o que temos a viver e todas as possibilidades de vivências estão na vida material (para eles, apenas vida). Nesse sentido, pensei: a crença sobre a existência de uma única oportunidade de viver só reforça o meu entendimento de que sempre podemos ser um pouquinho melhores. O esforço é sempre uma possibilidade.

Cotidianamente presencio pessoas se queixando sobre a vida que levam (no meu entendimento, a vida que escolheram). Claro que uns têm mais possibilidades de escolhas do que outros, mas ainda assim acredito que sempre há a possibilidade de escolher. Hoje é muito conveniente atribuir o atestado de coitado àquele que não pôde ter um emprego melhor, chefe melhor, filhos melhores, salário melhor, àquele que virou meliante por ser vítima da exclusão social. 

Sábia é a sentença que diz sermos responsáveis por aquilo que cativamos. Responsabilidade implica escolher assumindo as consequências que uma escolha pode trazer. Quando não se assume possibilidades de consequências, maior é a probabilidade de frustração, maior é a probabilidade da conta da inconsequência ser alta. Muitas vezes impagável.

Mesmo que a escolha seja entre o ruim e o pior, as opções existem. Sempre lembro dos soldados americanos da Easy Company que enfrentaram frio e fome para sobreviver na Segunda Guerra Mundial. Eles caíram de paraquedas (literalmente) em um ambiente hostil e com muitas balas perdidas. Matar ou morrer eram as opções que tiveram. Muitas vezes é assim mesmo. Mas, para quem está na linha de frente, se render não é o mais indicado. 

Acredito na possibilidade de tentar e tentar e tentar. E isso não quer dizer que vamos conseguir. Se não der, não deu. E quem se render à passividade, à preguiça, à morosidade, à má vontade, que aprenda a conviver com suas insatisfações. Afinal, este tem todo o direito de escolher viver passivamente, vendo a vida passar.